Despacho Aduaneiro de Exportação

  • O despacho aduaneiro de mercadorias na importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro.

    Toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, sujeita ou não ao pagamento do imposto de importação, deve ser submetida a desembaraço de importação, que é realizado com base em declaração apresentada à unidade aduaneira sob cujo controle estiver a mercadoria.

    Despacho de exportação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas a seu desembaraço aduaneiro e a sua saída para o exterior. (art. 580 do Regulamento Aduaneiro)

    Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportada, está sujeita a despacho de exportação, com as exceções estabelecidas na legislação específica.

 

Veja os outros Serviços

Classificação Fiscal de Mercadorias

-

Leia Mais
Regimes Especiais e Ex-Tarifário

-

Leia Mais
Coordenação de Transporte Rodoviário

-

Leia Mais
Despacho Aduaneiro de Importação e Exportação

-

Leia Mais
Habilitação Radar

-

Leia Mais
Desenvolvimento de Fornecedores na China

-

Leia Mais